Uma mulher morreu após a fachada de um prédio desabar, na manhã desta quinta-feira (11), na Avenida Rui Barbosa, em Macaé, no Norte Fluminense do Rio. A vítima identificada como Creusa Maria da Silva, de 65 anos, chegou a ser socorrida em estado grave para o Hospital Público Municipal (HPM), onde passou por uma cirurgia, mas acabou não resistindo aos ferimentos e veio a óbito. O Corpo de Bombeiros informou que agentes do quartel da região foram acionados por volta das 10h23.
O muro da garagem do 6º andar do edifício Macaé Trade Center (MTC) desabou com a forte ventania que atinge a região. O prédio está isolado. Segundo a perícia da Defesa Civil, a estrutura da fachada estava com falhas e com a ferragem corroída. O órgão ainda decidirá se o edifício será interditado definitivamente. Agentes das secretarias de Infraestrutura e Adjunta de Serviços Públicos municipais também atuam no local.
Além da vítima fatal, uma outra mulher também foi atingida, mas não precisou receber socorro e deixou o local por conta própria. Partes da construção atingiram ainda um caminhão e um carro, que chegou a afundar na calçada com a força do impacto.
Nas redes sociais circulam vídeos que mostram o cenário de destruição após a queda.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de vendaval com rajadas variando de 60 km/h a 100 km/h. E aviso emitido pela Marinha também traz previsão de ressaca, com ondas de até 3 metros, com início na madrugada desta quinta-feira (11) até a noite de sexta-feira (12).
A equipe da Defesa Civil conta com plantão para atender ocorrências no município. Se houver necessidade, a população pode entrar em contato pelo telefone 199 ou pelo whatsApp: (22) 98813-8298. O atendimento é 24 horas. O plantão pode ser acionado em qualquer situação de emergência.
A Defesa Civil orienta que o cidadão evite se abrigar embaixo de torres de transmissão, não estacione ou se coloque próximo a outdoor e árvores, e fique dentro de casa.