A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, no Norte Fluminense, informa sobre o aparecimento de algas verdes nas praias do município.
Segundo análise técnica, o fenômeno pode causar irritação na pele devido à exposição ao sulfeto de hidrogênio. Também podem ocorrer outros sintomas em pessoas mais sensíveis aos compostos liberados no processo de decomposição, segundo informações do site Portal OZK.
Amostras da água foram colhidas e a Secretaria segue investigando o fenômeno. Equipes de limpeza intensificaram o trabalho a fim de recolher a maior quantidade possível das algas que estão sendo depositadas ao longo da faixa de areia.
O aparecimento de algas verdes é um fenômeno natural que acontece no mundo todo, mas requer investigação para que sejam identificadas as características específicas do processo.
“Trata-se de um fenômeno natural que acontece em praias do mundo inteiro em decorrência do aumento de matéria orgânica e da temperatura, ocasionando a proliferação de algas, que são desprendidas do fundo e acabam chegando ao litoral”, informa o biólogo Marcos Machado.