O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) junto à Polícia Militar prenderam 21 pessoas e apreenderam um menor em Santo Antônio de Pádua, Itaocara e Aperibé, no Noroeste Fluminense, durante a operação “Assepsia V”, realizada nesta sexta-feira (21).
Os agentes saíram nas primeiras horas da manhã do batalhão de Santo Antônio de Pádua para cumprir 24 mandados de prisão, um de apreensão de adolescente e 26 de busca e apreensão em residências de suspeitos de terem envolvimento com alvos da investigação do MP, que apura associação criminosa voltada para o tráfico de drogas, segundo informações do site G1.
As outras quatro fases anteriores da operação Assepsia, feita em conjunto entre a Promotoria de Justiça de Itaocara e o Gaeco/MPRJ, resultaram na prisão de 58 suspeitos por tráfico de drogas que atuavam no Noroeste Fluminense, muitos já condenados, segundo o MP.
Ainda de acordo com o MPRJ, além do cometimento de crimes de tráfico, há ainda crimes de tortura, efetivados com o objetivo de punir usuários que não pagam suas dívidas.
“O Gaeco apurou, inclusive, que alguns dos envolvidos planejariam fugir por receio de sofrerem represálias dos próprios traficantes por não terem como pagar os fornecedores pelos entorpecentes perdidos”, disse o órgão.