Lutadores das seleções do Brasil e Argentina de wrestling sub-15 estão treinando em Italva, no Noroeste Fluminense. As equipes se preparam para o Pan-Americano da categoria que acontece de 4 a 6 de novembro na Colômbia.
As delegações são comandadas pelos treinadores brasileiros Anderson Alves, Tânia Silva e pelo treinador argentino Wilson Medina. Depois do período de treinamento em Italva, a equipe nacional segue para a cidade do Rio de Janeiro e de lá para a Colômbia, segundo informações do site G1.
O termo inglês “wrestling” dá nome ao torneio de luta olímpico. Wrestling quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar.
O prefeito Leonardo Orato Rangel destacou que o incentivo ao esporte traz grandes benefícios para os atletas e estimular a prática nos adolescentes é essencial.
“As equipes permanecem até o fim de semana. A oportunidade traz também muita experiência para os praticantes. Vamos buscar sempre mais novas parcerias esportivas para Italva”, comentou o prefeito.
O superintendente Municipal de Esportes Cláudio Ederson de Sousa Oliveira, o Pandora, explicou que foi feita uma parceria da Prefeitura com a Confederação Brasileira de Wrestling (CFW), na qual, a Confederação cedeu um tapete olímpico para o município desenvolver a modalidade.
“Ficou acordado que as seleções brasileiras em todas categorias farão as preparações em Italva”, afirmou Pandora.