Os próximos dias prometem ser agitados na cidade do Rio de Janeiro durante o II Novembro Negro. Estão programados diversos eventos em vários bairros da cidade. E você não pode deixar de conferir.
Entre sexta-feira (4) e domingo (6), Leci Brandão, Arlindinho, DJ Bieta, Auurê e baterias de escolas de samba serão destaques na programação do novo Festival Madureira. Os shows terão início a partir das 17h e acontecerão na Quadra do Império Serrano, na rua Ministro Edgard Romero 114, Madureira. Já no Flamengo, a Rede Donos Pretos fará exposições de barracas e roda de samba, segundo informações do site G1.
No Dia Nacional da Cultura (5), a Secretaria Municipal de Cultura promove a 2ª edição do circuito Madureira de Portas Abertas, de arte e cultura, com 12 atrações – previstas em edital – espalhadas por diversos pontos do bairro da zona Norte. Um dia inteiro de programação, das 11h até a madrugada, ocupando espaços como a Arena Carioca Fernando Torres (Parque Madureira Mestre Monarco), a Praça Paulo da Portela e o Viaduto Negrão de Lima.
Destaque para os 40 anos do bloco afro Agbara Dudu; o desfile afro Criolice Fashion Week; a feira com produtos de empreendedores e artistas LGBTQIA+, mulheres e pessoas pretas; a roda de samba Criolice; a feira Colo de Mãe e o Madu Cria (projeto de música com moradores de Madureira), além da Mostra Noix, uma ocupação cultural com fotografia, audiovisual, pintura, escultura e instalação de artistas crias das periferias, favelas e subúrbios do Rio, e o tradicional baile charme do Viaduto.
A exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros – Ocupação MAR”, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Instituto Moreira Salles, segue aberta para visitação gratuita, na Arena Carioca Fernando Torres (Parque Madureira, portão 4). Por ali também, o público confere o penetrável “Macaleia”, de Hélio Oiticica, em homenagem a Jards Macalé.
Já no domingo, o Aterro do Flamengo vai receber vários eventos promovidos pela Rede Donos Pretos, com barraquinhas várias de obras de arte, artesanato, itens de modas e muito mais. A festividade acontecerá entre 9h e 16h. Já a partir das 13h, no palco do Teatro Municipal de Marionetes e Fantoches Carlos Weneck de Carvalho, também no Flamengo, o público verá a apresentação da Roda de Samba dos Compositores. Esses eventos estão sendo promovidos pela Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, da Prefeitura do Rio.
A partir da quarta-feira (9), o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, a exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”. A temporada seguirá até o dia 27 de março de 2023 e é promovida pelo Banco do Brasil e pelo Instituto Moreira Salles.
Confira toda a programação:
Festival Madureira – Edição Novembro Negro
Quadra do Império Serrano: Rua Ministro Edgard Romero 114, Madureira. R$ 10. Livre
Sexta-feira (4)
- 17h – Abertura dos portões
- 19h – Bloco afro Lemi Ayó
- 20h às 22h – Noite da Beleza Negra e Agbara Dudu
- 22h – DJ Buiú
- 23h – Bateria da Portela
- 23h30 – Leci Brandão
- 01h – Anúncio Beleza Negra
- 01h30 – DJ Buiú
Sábado (5)
- 15h – Abertura dos portões; Feira Crespa
- 16h – Escola de samba mirim Império do Futuro
- 17h – Escola de samba mirim Filhos da Águia
- 18h – DJ Cris Pantoja
- 19h – Quintal da Magia
- 20h – DJ Cris Pantoja
- 21h – Quintal da Magia
- 22h – DJ Cris Pantoja
- 23h – Arlindinho – Homenagem a Arlindo Cruz
- 0h30 – Bateria do Império Serrano
Domingo (6)
- 15h – Abertura dos portões e Feira Crespa
- 16h – Quintal da Portela
- 17h – DJ Bieta
- 18h – Quintal da Portela
- 19h30 – DJ Bieta
- 20h30 – Roda de Jongo com Companhia de Aruanda
- 21h30h – Awurê
Rede Donos Pretos – Edição Novembro Negro
Domingo (6) – Aterro do Flamengo
- 9h as 16h – Exposição de barraquinhas várias de obras de arte, artesanato, itens de modas e muito mais
- 13h – Roda de samba no Teatro Municipal de Marionetes e Fantoches Carlos Weneck de Carvalho