O Festival Futuros Possíveis, da Firjan, traz especialistas nacionais e internacionais entre os dias 25 e 26 de novembro. O evento terá palestras e painéis on-line oferecidas pela Casa Firjan e Firjan IEL, mostrando tendências e inovações no mundo dos negócios.
Com o tema “Imaginação para Criar Futuros”, o público vai poder refletir com pensadores como:
- Angela Oguntala, futurista e fundadora da Greyspace;
- Demetrio Teodorov, futurista e estrategista de negócios;
- Carol Fernandes, coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan;
- Rob Hopkins, escritor;
- Sohail Inayatullah, cientista político e membro da Cátedra da UNESCO em Estudos Futuros;
- Diogo Ortiz, cientista cognitivo;
- Saran Diakité Kaba, diretora da Strate Schools of Design.
A Firjan explica que para revolucionar a vida das pessoas é preciso captar sinais, criar tendências e produtos explorando a imaginação.
“O FFP vai ajudar líderes e gestores a tomarem decisões mais assertivas no que toca tecnologias colaborativas e inovação. Vai colaborar para que empresas tenham resultados consistentes e duradouros partindo da reorganização de processos e práticas”, enfatiza Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
Empresas imaginativas
O festival vai propor discussões sobre como tornar as empresas mais imaginativas para criar futuros sustentáveis e inovadores; a aplicação dos estudos de futuros nas empresas brasileiras para gerar insights e criar produtos e serviços; a importância de liberar o poder da imaginação para criar soluções para o meio-ambiente; além da imaginação para repensar a organização das cidades e da sociedade e impactos da inteligência artificial na capacidade imaginativa.
O FFP será palco, também, do lançamento do estudo inédito de Macrotendências 2023 – 2024.
“Este documento, lançado em sua 5ª edição, traz o mapeamento das mudanças que vão impactar a sociedade e os negócios. O report trata de cenários de futuros possíveis para que as empresas possam desenvolver planejamentos estratégicos adaptáveis e prontos para o que está por vir, estimulando pensamentos e ações inovadoras de forma periódica e contínua para que as empresas mantenham sua relevância e competitividade”, antecipa Carol Fernandes, coordenadora do Lab de Tendências da Casa Firjan..
Mão na massa: oficinas gratuitas também fazem parte do festival
Além das palestras e painéis on-line do dia 25 de novembro, o festival ainda oferece as seguintes oficinas:
26/11 – como a Reinventar Narrativas de Futuro, a única on-line, que vai propor aos participantes uma compreensão geral acerca dos principais debates contemporâneos sobre futuros. Isso será feito a partir de especulação teórica e realização prática, onde os inscritos vão desenvolver uma premissa (ideia/conceito) e uma storyline (linha de eventos, personagens e conflito) de um universo futuro, constituindo a estrutura elementar de uma narrativa.
Já entre as oficinas presenciais e gratuitas, estão: Criar Artefatos e Objetos de Futuros, que aborda como a especulação e o desenvolvimento do design fiction são importantes para entender o pensamento de futuros e como seu uso pode ser benéfico para negócios que queiram se preparar para o amanhã.
“Além de todo o conteúdo teórico, referências e cases, desenvolveremos e praticaremos diferentes formas de criar ficções especulativas por meio de artefatos do futuro; Imaginar Futuros com Inteligência Artificial, onde o participante vai explorar possibilidades criativas do uso de mídia gerada artificialmente através de aplicativos que criam imagens a partir de descrições textuais. Tem também o tradicional Jogo Futuros Possíveis, um convite à capacidade imaginativa, com ferramentas para pensar futuros e construir cenários, desenvolvido a partir da metodologia do Lab de Tendências da Casa Firjan”, explica a Firjan.
Confira a programação completa aqui (acessar link).