A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizou neste domingo (4), a prova de Vestibular Estadual 2023, com 6.256 vagas distribuídas por 75 cursos de graduação na capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende.
A Uerj informou que por razões administrativas, não foi possível inserir neste Vestibular os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais do campus de Cabo Frio, na Região dos Lagos. Segundo o Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj eles estão preparando um processo seletivo isolado, para entrada no segundo semestre do ano, segundo informações do site G1.
Dsea da Universidade informou ainda que, participaram 43.476 candidatos e 5.448 não compareceram, o que corresponde a 11,14% do total de inscritos.
O exame constou com 60 questões objetivas sobre Biologia, Física, Geografia, História, Língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês), Língua portuguesa/Literatura, Matemática e Química e redação.
A lista dos classificados está prevista para ser divulgada em 20 de dezembro, com a nota da Redação e o número de acertos na prova objetiva.
A prova e o gabarito podem ser consultados na página do Vestibular Uerj (Clique aqui).
Cotas
De acordo com a Lei Estadual 8.121/2018, 45% das vagas são destinadas aos candidatos comprovadamente carentes, distribuídos pelos seguintes grupos: 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas; 20% para estudantes oriundos de ensino médio da rede pública de ensino; 5% para pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.