O concurso Comedy Wildlife Photography Award, que premia as fotos mais engraçadas da vida selvagem, divulgou os vencedores de cada categoria da edição de 2022. A vencedora foi a americana Jennifer Hadley, que capturou um momento de um filhote de leão de três meses tendo “reflexos não tão felinos na Tanzânia, EUA”. Na foto, o pequeno animal estava com o irmão em uma árvore e acabou caindo e batendo no tronco.
“Este filhote de 3 meses e seu irmão estavam em uma árvore. As outras leoas estavam em outras árvores e no chão. Ele queria descer e caminhou por todos os galhos procurando o lugar certo e, finalmente, foi em frente. Provavelmente foi sua primeira vez em uma árvore e sua descida não foi tão boa. Ele estava bem depois de atingir o chão. Ele se levantou e fugiu”, contou a dona desse registro.
Como prêmio, Hadley deve ganhar uma semana de safari na reserva de Masai Mara, no Quênia, além de um troféu feito artesanalmente na Tanzânia. Os finalistas foram avaliados por um júri composto por 10 pessoas, dentre elas estavam comediantes, fotógrafos, cinegrafistas e até mesmo atores.
“Acho que parte do que torna esse concurso excelente é que a maioria dessas fotos provavelmente aconteceu por completo acidente e esse foi certamente o caso com o filhote de leão caindo ao sair da árvore”, disse Hadley. “Ninguém esperava que isso acontecesse e estávamos preocupados com sua segurança, mas felizmente como os gatos fazem, ele se endireitou bem a tempo e caiu de quatro e fugiu com seus irmãos.”
Também há uma categoria de voto popular, que é patrocinada pela empresa Affinity Photo. A imagem favorita do público leva um prêmio de 500 libras esterlinas (cerca de R$ 2.900).