ma operação contra o tráfico de drogas no município de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão, além de três menores apreendidos.
Batizada de operação “Loop”, a ação foi realizada na quarta-feira (21), em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro e as Polícias Civil e Militar. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (22), durante entrevista coletiva, segundo informações do site G1.
Os presos são investigados por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e tortura. Todos seriam da mesma facção criminosa.
Além dos suspeitos capturados, os agentes também apreenderam nove armas, incluindo uma submetralhadora, 500 munições, além de drogas e celulares.
“Além dessa investigação, temos outras paralelas, principalmente por homicídio, que é o nosso principal foco no município”, afirmou Ivana Morgado, delegada titular da 147ª DP, responsável pela operação.
“As armas apreendidas serão encaminhadas para a perícia, na expectativa de resolver alguns homicídios em São Francisco”, completou a delegada.
Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a outubro de 2022, São Francisco de Itabapoana registrou 34 homicídios, três a mais que o mesmo período do ano passado.
De acordo com as autoridades, o objetivo foi enfraquecer uma das duas quadrilhas que controlam o tráfico de drogas no município, e assim, conter as guerras entre ambas as facções.
“Eu acho que a gente quebrou as pernas dessa facção. E a gente vai continuar em cima não só dessa, mas também da rival também. Nós sabemos quem são as pontas, então estamos atentos. O trabalho de investigação vai continuar”, disse a delegada.
Planejamento para o verão
O 8º Batalhão da PMERJ também anunciou reforço no policiamento do município durante o período do verão.
“Já estamos com o plano praticamente traçado pro verão. Só falta acertar alguns detalhes. Em São Francisco também haverá uma programação de shows, então nosso foco é esse, além de toda a movimentação nas praias de Guaxindiba e Santa Clara”, afirmou o Capitão Wanderson Soares, chefe de planejamento do 8º BPM.