Um jovem de 27 anos instalou uma placa que diz “Olavo Bilac – Duque de Caxias” na Estação Antártica Comandante Ferraz. Bruno Santos é morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e foi ao local em uma viagem de trabalho pela Marinha do Brasil.
Lá, ele não perdeu a chance de incluir a terra natal no hall dos lugares que já passaram por ali. O curioso é que Pavuna, na Zona Norte do Rio, Bangu e Vargem Grande, na Zona Oeste, chegaram ao local antes. Agora, quatro cidades do Rio de Janeiro têm sua marca registrada no continente.
Em meio a gelo e pinguins, o caxiense falou sobre a viagem.
“É uma experiência muito incrível isso aqui, nunca imaginei estar em um lugar desses”, conta Bruno.
Bruno é marinheiro há sete anos e participa da 41ª Operação Antártica, conhecida como Operantar XLI, que tem como objetivo pesquisar mais sobre o continente. A tripulação do Navio Polar Almirante Maximiano estará na operação por cerca de seis meses, retornando apenas no ano que vem.
“É uma experiência muito boa, tanto profissional quanto pessoal, conhecer culturas, lugares. E é bom a gente falar de algo legal de Caxias, estamos acostumados a só ver notícia ruim”, diz Bruno.
A foto de Bruno viralizou na internet, tanto em páginas da Baixada Fluminense, quanto da própria rede social dele.
“Isso aqui tomou uma proporção que eu não imaginava”, disse.
O sonho dele sempre foi ser marinheiro, mas a saudade de casa também é frequente. A mãe, Márcia Santos, se despede do filho a cada viagem com o coração muito orgulhoso.
“Já foram várias despedidas, muito choro, muita saudade, mas sempre com o coração cheio de gratidão e orgulho”, conta ela.