As cheias continuam castigando o Noroeste Fluminense. A chuva forte atinge a região desde a quinta-feira (5). Na noite de sexta-feira (6), o rio atingiu a cota de transbordo de 5 metros. Na manhã de sábado (7), o nível continuou a subir e já atingiu 5,89 metros às 16h.
Em Laje do Muriaé, pelo menos 605 pessoas foram afetadas, 313 estão desalojadas e 24 estão desabrigadas por causa da cheia do Rio Muriaé, segundo informações do site G1.
De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio estava 1,40 metro acima da cota de transbordo.
O nível do rio estava em 6,60 metros, enquanto o transbordamento acontece a partir de 5,20 metros.
O secretário municipal de Defesa Civil explicou que a expectativa é que o rio suba ainda mais esta noite, após chuvas registradas em Minas Gerais.
“O rio continua subindo, mas não com a velocidade de ontem. Durante o dia, a expectativa é essa. Porém, a cabeceira do Rio Muriaé recebeu cerca de 100 milímetros de chuva na última noite, e essa água deve chegar aqui hoje à noite”, explicou José Roberto Alves, secretário de Defesa Civil de Laje do Muriaé.
A expectativa é que, com a quantidade de água, o nível do rio suba entre 50 e 60 centímetros, ultrapassando os 7 metros.