O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou na manhã de quarta-feira (11), a abertura da barra na foz do Rio Paraíba do Sul, que fica em Atafona, na cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense. A medida visa aumentar o escoamento da água para o mar e, em consequência, diminuir a pressão nos diques e o volume ao longo do leito em decorrência da cheia.
A viabilidade técnica da intervenção foi discutida em reunião na noite de terça-feira (10) na Prefeitura de São João da Barra, segundo informações do site G1.
Participaram a prefeita Carla Caputi e integrantes de diversas secretarias municipais, do Inea, Defesa Civil Estadual, Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, Colônia de Pescadores Z-2, Ministério Público Estadual, municípios de São Francisco de Itabapoana e Cardoso Moreira, comissão da comunidade pesqueira de Atafona e vereadores.
A abertura da barra atende uma solicitação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul em caráter emergencial na tentativa de conter os danos causados nos municípios cortados pelo Paraíba do Sul.
Em São João da Barra, a atenção maior está voltada ao dique ao longo da margem do rio, que apresenta até o momento nove pontos com risco iminente de rompimento.
Entre eles está o de Barcelos, que em janeiro de 2022 rompeu com a força da água, causando alagamento na localidade e interdição da BR-356. Nesta semana, a Defesa Civil chegou a colocar sacos de areia no local para tentar minimizar os impactos na região.
A Defesa Civil Municipal de São João da Barra confirma uma estabilização durante o dia em 6,50 metros. A cota de transbordo no município é 8 metros.