Quase 24 horas após dar à luz dentro de um ônibus, da linha 862 (Rio das Pedras x Barra Shopping), na segunda-feira (16), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a parturiente, o bebê e a mulher que ajudou no parto se encontraram. O reencontro aconteceu na maternidade em que mãe e filho estão internados.
Agora, a estudante do curso de técnico em enfermagem que ajudou no parto será a madrinha da criança, um carioquinha de 3 quilos e 640 gramas, que nasceu saudável. O pequeno vai se chamar Miguel Santos Silva, segundo informações do site G1.
No meio da confusão, o pai do menino chegou a desmaiar.
“Eu chamei ela para ser madrinha dele. Mais que merecido, né?”, conta Wagner Sarmento Júnior, pai do bebê.
Recuperado do susto, ele diz:
“Eu estava trabalhando e ela apareceu lá, do nada, dizendo que era para a gente ir para o hospital que a criança estava quase nascendo. Entrei em desperto. Primeiro tentamos entrar numa van, que não quis levar a gente. Aí, pegamos o ônibus e ela começou a ter as contrações fortes. Aí, comecei a ficar agoniado e gritar no ônibus. Caí logo para trás, não aguentei. O pessoal começou a gritar para o motorista não parar e ir embora”, conta o serralheiro.
“Quando a bolsa estourou, a cabeça dele veio. Então, eu pedi para ela fazer força para sair o corpinho e ele veio saudável”, lembra a estudante Gerlane Macedo dos Santos.
A mãe do pequeno Miguel lembrou os momentos de contração e a ajuda de Gerlane.
“Foi incrível, se não fosse ela eu não saberia o que fazer. Meu marido caiu pra trás e desmaiou e eu fiquei sozinha. Se não fosse ela, não sei o que aconteceria”, diz a dona de casa Camila Santos de Souza, de 34 anos.
Percebendo a mulher em trabalho de parto, o motorista desviou a rota e levou a mãe, o bebê e o pai para o CER Barra, no Hospital Lourenço Jorge.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que o ônibus parou na frente da unidade e a passageira, a criança e o pai, que chegou a desmaiar, foram atendidos pela equipe de plantão.
Todos foram atendidos na unidade e, depois, a mãe e o bebê foram encaminhados para a Maternidade Leila Diniz, que fica ao lado.