O corpo de um homem, identificado como José Augusto dos Santos, de 39 anos, foi encontrado na manhã de domingo (28), na Lagoa de Jacaroá, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio.
José era morador de São Gonçalo, e teria ido pescar com os amigos na tarde de sábado (27), quando desapareceu.
De acordo com a Defesa Civil, a equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 10 h de domingo (27), depois que um pescador encontrou o corpo na água.
No local, amigos da vítima contaram aos agentes que eles foram para a lagoa pescar na tarde de sábado e que a vítima teria ficado em um bar bebendo, por volta das 17 h decidiu entrar na água, mas sumiu.
Eles não acionaram nenhum órgão de segurança e fizeram buscas sozinhos, mas não localizaram o amigo, segundo relato às autoridades. O corpo de José foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Niterói.
Guarda-vidas alerta para riscos de afogamento
Essa é a terceira pessoa que se afoga em lagoas da cidade neste ano. Em junho, dois homens foram encontrados mortos na Lagoa do Boqueirão.
O guarda-vidas da Defesa Civil, Murilo Rosa, que atuou na retirada dos corpos nos três casos de afogamentos na cidade, ressalta que o uso de coletes é sempre importante para os pescadores que entram na água com ou sem embarcações.
“Nossas lagoas, por mais inofensivas que pareçam, são perigosas. Tem lama, em dias de chuva a profundidade dela sobe, então ela se torna mais perigosa ainda”, comentou o agente.
Acionar os órgãos responsáveis no momento em que a vítima sofre o afogamento também é fundamental para que haja a oportunidade de resgatar a vítima ainda com vida.
“O caso de domingo, se ligassem pra gente no momento em que o afogamento aconteceu no sábado, de repente a gente teria um outro desfecho”.
O contato com a Defesa Civil deve ser feito através do número 199.