A primavera começou às 3h50 da madrugada deste sábado (23), e deu adeus a um inverno de calor atípico. E a a previsão é que a história continue. Com impacto do fenômeno El Niño, o Rio de Janeiro deve ter temperaturas acima da média, de acordo com o Climatempo.
A nova estação termina no dia 22 de dezembro, quando começa o verão.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial, e provoca alterações no clima em todo o mundo.
Os dois primeiros dias, neste fim de semana, já têm previsão de muito calor.
No sábado, com máxima de 34° e tempo aberto, com muito sol.
O domingo deve começar com sol e mais calor, de até 41°C, mas pode chover ao longo do dia e da noite.
Na reta final do inverno, as altas temperaturas já vêm sendo observadas com ondas de calor em grande parte do país. Elas devem continuar a acontecer ao longo da primavera.
Por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é menor em anos de El Niño, a chuva deve ficar abaixo da média do estado, com exceção das áreas da Costa Verde, como Paraty e Angra dos Reis, e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nestes locais, a passagem de frentes frias pelo oceano ainda provoca instabilidade.
Mas a chuva, nestes casos, ocorre de forma irregular, em forma de pancadas de chuva e temporais, por conta da umidade e temperaturas elevadas.