A Expo Café em Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, começa nesta quinta-feira (28), às 17 h, reunindo negócios e mostra tecnológica do setor cafeeiro, entre outras atrações. O evento, que é gratuito e aberto ao público, segue até sábado (30) na Praça de Lazer Pedro de Assis Moraes, no bairro Parque Confiança.
O espaço conta com exposição de máquinas, implementos, equipamentos e insumos, palestras, clínicas tecnológicas, dinâmicas de máquinas, visitas guiadas, artesanato local, presença dos melhores cafés especiais da região, e o espaço Café com Música, com apresentações musicais nos três dias de evento.
A Expo Café é uma feira de negócios e mostra tecnológica da cadeia produtiva do café no estado do Rio de Janeiro que busca estimular o desenvolvimento econômico do setor, além de levar conhecimento aos produtores rurais.
Ela é realizada pela Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda (Coopercanol), com planejamento e gestão da Attività Consultoria e Eventos e RLZ Eventos, e tem entre os parceiros, a Prefeitura Municipal de Varre-Sai, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Turismo.
Concursos no local
O evento contará com dois concursos: Cafés Especiais, com R$ 25 mil em premiação, concedidos pela Prefeitura de Varre-Sai, para incentivar a melhoria da qualidade do café produzido no município; e o Rainha e Princesa Expo Café, que tem como objetivo valorizar a beleza feminina varre-saiense e preservar as tradições e costumes rurais.
Capital Estadual do Café
Varre-Sai é considerada a Capital Estadual do Café e é responsável por 30% da produção de café do estado do Rio de Janeiro. O presidente da Coopercanol, José Ferreira Pinto, explicou que a ideia inicial era voltar a realizar a Festa do Café que acontecia no início dos anos 2000.
“A Festa do Café dava grande visibilidade ao município. Em conversa com o Fábio Pimentel, da Attivittà Consultoria, ele sugeriu transformar em um evento voltado para o negócio. A Expo Café vai trazer para a região o que há de mais novo em tecnologia, com a vinda de grandes empresas para expor seus produtos, bem como conhecimento para os produtores, através de palestras, como grandes nomes da cafeicultura nacional. E vai abrigar ainda a Final do Concurso de Cafés Especiais, com premiação da Prefeitura de Varre-Sai, incentivando a melhoria da qualidade do café no município”, afirmou José Ferreira Pinto.
Um pouco de história
Os primeiros registros de cultivo de café nas terras do município datam de 1894 na Fazenda Bela Vista. Na época, a fazenda pertencia ao município de Itaperuna, atualmente nas terras de Natividade e Varre-Sai.
Com o Plano de Renovação e Revigoramento do Governo Federal, de 1970, através do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), a cafeicultura se modernizou, com novas variedades e sistemas de plantio e insumos modernos, resultando no aumento da produtividade das lavouras.
Varre-Sai tornou-se o maior produtor de café do Estado do Rio de Janeiro, com previsão de colheita de 108 mil sacas para 2023, o que deve movimentar R$ 90 milhões na economia local.
O cultivo do café ocupa uma área de 5 mil hectares da cidade, o que representa 25% da área total do município ocupada por café arábica.
Na cidade, três mil moradores trabalham com a produção cafeeira, quase 30% da população.
“A Prefeitura de Varre-Sai é parceira na realização da Expo Café porque entende a importância da cafeicultura para nosso município. Tudo o que for para mostrar o nosso potencial, como maior produtor de café do Estado do Rio, incentivar e ajudar a alavancar o setor ainda mais, pode contar com a parceria da Prefeitura”, afirmou o prefeito Silvestre Gorini.
A Prefeitura explica que também são parceiros do evento o Cidennf, Sebrae, Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Ambiente e Sustentabilidade, bem como Emater-Rio, Conexão Mata Atlântica, Senar-RJ, Faerj, Ascarj e Sistema OCB/RJ entre outras empresas apoiadoras.