A bailarina Samira Marana apresenta o espetáculo de dança “Esgotamento Contínuo” em Volta Redonda, no Sul Fluminense. A apresentação será neste sábado (27), no Teatro Gacems 2, às 20h. A entrada é gratuita.
O espetáculo foi criado e dirigido por Samira, sendo o primeiro solo brasileiro da dança gumboot, que possui origem sul-africana e é caracterizada por movimentos que utilizam batidas das palmas, pisadas e percussão nas botas, produzindo uma musicalidade própria.
Artista paulistana, Samira foi motivada pela história de Volta Redonda em torno da usina siderúrgica para criar a peça, cujo título foi inspirado em uma das etapas da produção do aço, o lingotamento contínuo.
O espetáculo faz parte do projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda.
Sobre Samira
Samira tem formação em dança pela Unicamp, é certificada pelo método Bertazzo de Reeducação do Movimento e tem vasta experiência em dança contemporânea. No entanto, sua principal pesquisa é com a dança sul-africana gumboot.
A bailarina encerra a circulação do projeto em Volta Redonda na próxima segunda-feira (29) com mais uma apresentação do espetáculo e oficina de técnica de gumboot para os alunos do Colégio José Botelho de Athayde.
Após a execução do projeto, Samira viaja em julho para a África do Sul para um intercâmbio de três meses em que promoverá uma formação em dança gumboot, a criação de um espetáculo em colaboração com artistas locais e assinará a direção artística do espetáculo.