Um espaço de alta tecnologia com Laboratórios de Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Computadores de Alto Desempenho e Atividades de Simulação na Área da Saúde começa a sair do papel. A ideia do Projeto foi apresentada por Servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, nesta segunda-feira (29).
A iniciativa ampliará a área de atuação de Projeto do Hub de Pesquisa Científica Norte-Fluminense intitulado “Laboratório de Inteligência Artificial e Realidade Virtual do HUB-NF”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e que atualmente realiza pesquisas na área de IA e VR no espaço de coworking do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS-UFRJ).
Para Rafael Ramos, Coordenador do HUB-NF e Servidor do CRIOS-UFRJ, um novo Centro de IA/VR e Simulação Educacional, em parceria com o município, permitirá um avanço ainda maior no uso das tecnologias de Inteligência Artificial e Realidade Virtual na Educação.
“Esse projeto proporcionará um espaço mais adequado para prepararmos aplicações e desenvolvermos soluções em VR para uso em larga escala dentro da rede pública municipal de educação de Macaé, o que já temos feito em eventos de tecnologia nos últimos anos, despertando um grande interesse dos estudantes e professores da rede”, explica Rafael.
O Prefeito do município, Welberth Rezende, ficou entusiasmando com o Projeto.
“A ideia é excelente, e pretendemos ampliar esse projeto em breve, promovendo cada vez mais oficinas e apresentações de Realidade Virtual nas escolas municipais, levando essa tecnologia fantástica para dentro das salas de aula macaenses”.
O espaço inicial, em um terreno de cerca de 375m², será cedido para a UFRJ dentro da Cidade Universitária, e, após construído, será operado por Servidores do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, por Pesquisadores do HUB-NF (UFRJ, IFF, IFRJ, Petrobras e SEEDUC-RJ), pelo CRIOS-UFRJ e por Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Macaé.
O Projeto será viabilizado com recursos do Governo do Estado, através da FAPERJ via remanejamento de orçamento já aprovado pelo HUB-NF, e da Prefeitura Municipal de Macaé.