As secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, e da Mulher, participam da Fevest Trend 2024, uma das maiores feiras do segmento de lingerie, moda praia, fitness e matéria-prima da América Latina, que acontece de 25 a 27 de junho, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro.
Em sua 32° edição, o evento organizado pelo Sindicato de Moda Íntima de Nova Friburgo (Sindvest), que representa mais de 2.700 empresas, contará com uma edição especial do Programa Empreenda+Mulher, do Governo do Estado, e um estande das duas secretarias com intensa programação. Além disso, na abertura, será entregue a agenda estratégica da Região Serrana, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. – A FEVEST é voltada para empresários, compradores, fornecedores e entidades ligadas à cadeia têxtil de todo Brasil.
“Esse evento tem um importante papel para a economia fluminense, pois além de apresentar as novidades do mercado, possibilita o network e a troca de experiências, a realização de parcerias e a geração de negócios entre empresários do setor”, afirma a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi.
A edição da FEVEST deste ano será realizada no Nova Friburgo Country Clube e contará com mais de 200 expositores da indústria do vestuário e têxtil. No estande das Secretarias estaduais da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, serão realizadas palestras sobre segurança jurídica na moda; tendências do e-commerce; a importância da autoestima e da inteligência emocional; a importância, aplicação e ressignificação do descarte têxtil dentro da indústria da moda; a inclusão produtiva do jovem no mundo do trabalho; como iniciar empreendimentos no ramo da gastronomia; e como utilizar o WhatsApp e o Instagram como ferramentas de venda, entre outros temas ligados ao empreendedorismo.
“Estamos levando convidadas interessantes e diversificados para conversar e trocar com as mulheres empreendedoras que estarão no evento. O polo de moda íntima de Nova Friburgo tem 80% de trabalhadoras do sexo feminino, produzindo 335 milhões de peças por ano. É uma região muito importante para a economia fluminense, que responde por 35% da produção de moda íntima e fitness do Brasil. Não poderia estar fora do calendário da atuação da Secretaria da Mulher”, diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Além disso, ainda na programação do evento, no dia 25, será realizada reunião do Conselho de Mulheres da Firjan, com Sharon Azulay, diretora criativa da Blueman, sobre o empoderamento feminino na indústria. No dia 26, haverá uma palestra com Flávia Zambrotti, sobre os desafios e as conquistas da internacionalização da Farm Rio, e, no dia 27, palestra com Kamila Latanzzi, que irá apresentar o case feminino do grupo Reversa.
Empreenda+Mulher
Ainda no dia 27, último dia do evento, haverá uma rodada de negócios e crédito do Empreenda+Mulher, programa das secretarias estaduais da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae RJ. Participam da sessão de negócios as empresas CCM Confecções, Monthal Confecções, Multitex Tecidos, Loja Trend, Lucitex Confecção, Shein – Marketing Place e Correios. Na sessão de crédito, os participantes são Agerio, SICOOB, SICREDI, Banco do Brasil e Caixa Econômica.