A construção da nova pista do Aeroporto de Macaé, no Norte Fluminense, entrou em sua reta final. Segundo informações, atualmente ela está na fase de acabamento e de acordo com boletim divulgado nesta semana está 98% concluída.
Com um investimento de R$ 220 milhões por parte da Zurich Aiport Brasil, a construção representa uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Estado do Rio de Janeiro. A nova pista vai contar com 1.410 metros de extensão e a previsão é que ela seja entregue no primeiro trimestre de 2025.
A obra vai elevar a categoria do aeroporto, que a partir da conclusão poderá receber aeronaves de maior porte – código C. Ela representa um grande avanço também para a cidade, já que o terminal vai se tornar o único do país com base operacional offshore com duas pistas.
De acordo com a programação oficial, a expectativa é que até o final do mês sejam realizados serviços como: instalação de sistemas elétricos, plantio de grama, delimitação da nova área operacional, sinalização horizontal da pista, taxiways e pátio de aeronaves.
O próximo passo é dar início ao processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Aeronáutica, permitindo assim que a pista entre em operação. A previsão é que isso comece após a conclusão dos trabalhos, no mês de dezembro.
A obra teve início em junho de 2023 e está sendo realizada pelo consórcio Bem Voar, formado pela Construtora Barbosa Mello e Engeform Engenharia. Cabe ressaltar que mesmo com as intervenções em andamento, as operações de helicópteros essenciais para o atendimento offshore foram mantidas regularmente. Inclusive, de janeiro a outubro deste ano passaram pelo Aeroporto de Macaé 176 mil passageiros, de acordo com os dados oficiais.