Os golpistas estão cada vez mais criativos e atingindo um número maior de pessoas. Exatamente por isso, o Detran-RJ decidiu emitir um alerta com o objetivo de orientar a população sobre golpes existentes no mercado e, principalmente, como evitá-los.
Um dos alertas é que o Detran não envia comunicação eletrônica de infração de trânsito ou suspensão de CNH. Nesses casos a pessoa é direcionada para um pagamento indevido de débito. Fique alerta. As notificações são enviadas somente por cara registrada, para o endereço do usuário cadastrado no departamento.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de realizar qualquer pagamento pelo site oficial, que é o (Clique aqui). Esse é o único canal oficial para informações aos usuários. Existem muitos sites paralelos e falsos na internet, que direcionam as pessoas para pagamentos indevidos.
Em caso de pagamento de multas ou taxas de licenciamento, o caminho correto é acessar o site do Bradesco (Clique aqui), nas abas Produtos e serviços e, depois, Pagamentos.
Outro golpe muito recorrente é com relação ao IPVA. A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) tem recebido muitos relatos de golpes por meio de sites fraudulentos, inclusive que imitam a identidade visual de endereços oficiais da Fazenda.
O único caminho para pagar o IPVA é obter o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) no hotsite criado pela Sefaz exclusivamente para este fim, que pode ser encontrado no endereço (Clique aqui).
Ao informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o contribuinte tem acesso às opções de pagamento em cota única ou em três vezes.
A Secretaria esclarece que não envia documentos de pagamento ou faz contato por telefone, e-mail, SMS ou aplicativos de mensagem. A recomendação é digitar o endereço do hotsite diretamente no navegador, evitando sites de busca que podem direcionar a endereços criados por golpistas.
No Detran.RJ, o usuário pode consultar multas e demais pendências do veículo através do Posto Digital, no site (Clique aqui) ou pelo aplicativo disponível nas principais lojas digitais.
Acessar links fraudulentos pode acarretar, além de prejuízo financeiro, roubo de informações e vírus que danificam e prejudicam a eficiência dos equipamentos eletrônicos.
Canais oficiais de informação
O Detran.RJ reforça que ao se deparar com tentativas de comunicação duvidosa, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do departamento (pelo site do Detran.RJ, na aba Transparência, pelos telefones (21) 2332-0438 / (21) 2321-0450; ou presencialmente, na Avenida Presidente Vargas, 817, 8º andar, de segunda a sexta, das 8 h às 17 h).
Quem tiver dúvidas sobre o IPVA pode procurar os canais oficiais de atendimento pelo e-mail ipva.atendimento@fazenda.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 2334-2620, 2629, 4637, 4440, 2584 e 4931.