O Hospital de Olhos em Macaé, no Norte Fluminense, já mudou a realidade de mais de 2 mil pacientes com a cirurgia de catarata no município. Desde a sua inauguração em 2023, já foram realizadas na unidade 2.250 cirurgias. Muitos destes pacientes aguardavam por muito tempo por essa oportunidade ou mesmo não tinham condições de realizá-lo.
Segundo dados oficiais, foram 1890 cirurgias realizadas em 2024. Neste ano já foram 360 até aqui e os números tendem a continuar crescendo. Em relação a consultas, foram 10.310m sendo destas 7.410 (em 2024) e 2.900 (em 2025, até agora).
O espaço possibilita que os macaenses o acesso a outros serviços além da catarata, dentre eles exames clínicos de imagem e pré-operatórios. A Secretária Executiva de Alta e Média Complexidade, Natália Antunes, falou sobre os efeitos positivos de ter na cidade uma unidade como a Clínica de Olhos.
“A ampliação da rede de assistência oftalmológica, a partir do início dos atendimentos do Hospital de Olhos, garante a Macaé nova referência em serviços especializados da Saúde. Oferecemos um atendimento de ponta, tendo em nossa cidade uma rede de assistência em oftalmologia que se destaca em nosso Estado, ampliando, assim, a rede especializada da nossa saúde”, destacou Natália Antunes.
Os procedimentos no Hospital de Olhos são referenciados através do encaminhamento dos pacientes atendidos pelos médicos especializados do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba.
O Hospital de Olhos está situado na Avenida Guadalajara, número 766, na Praia Campista.