Na véspera do Dia das Mães, muitos consumidores aproveitaram a manhã deste sábado (10) para garantir o presente que ainda não compraram. Entre as ruas movimentadas da Saara, no Centro do Rio de Janeiro, filhos dedicados e maridos indecisos percorrem as lojas em busca do item perfeito para agradar as mães.
“Brasileiro sempre deixa para a última hora”, admite Gustavo Venutto, que trabalha em um estaleiro naval.
Já Maria Eduarda Oliveira, açougueira, aproveitou para garantir um vestido indiano para a mãe.
“Já escolhi, mas ainda estou vendo o preço”, comenta.
A cena se repete para quem ainda não decidiu o que comprar. Para muitos, a criatividade é o que faz a diferença.
“O presente de uma mãe é um filho carinhoso, um filho respeitador. Mas levando um presente, ela sente aquele carinho extra”, diz o vendedor Renan dos Santos.
Segundo pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio e do Sindilojas, a expectativa para o Dia das Mães deste ano é de um crescimento de 6% nas vendas. Os lojistas estimam um gasto médio de R$ 120 por presente. Os itens mais procurados são roupas, calçados, bolsas, joias e celulares.
“A semana foi boa e hoje vai aquecer ainda mais”, afirma Patrícia Almeida, gerente de loja.
Já Sandra Maria da Silva, vendedora, destaca que o conforto está entre as prioridades dos filhos.
“Estão procurando bastante chinelos, sandálias… Elas merecem”.
Seja lembrancinha ou presentão, o que importa é não deixar a data passar em branco.