A 4ª edição do Festival Internacional de Jazz & Blues de Macaé, no Norte Fluminense, foi oficialmente lançada na quinta-feira (26), em um evento especial realizado na histórica Fazenda Airis, localizada em Córrego do Ouro. Com apoio da Prefeitura de Macaé, o festival promete movimentar a cidade entre os dias 11 e 13 de julho, com uma programação diversificada e gratuita que celebra a música e a cultura.
O lançamento reuniu imprensa, empresários, convidados e representantes do setor cultural em uma noite que uniu experiências musicais e históricas. A programação contou com o show “Divas do Jazz”, da cantora Indiana Nomma, além de um tour guiado pela Fazenda, conduzido por turismólogas da Secretaria Municipal de Turismo, que apresentaram detalhes do mobiliário e da história da propriedade, que pertenceu ao Visconde de Mauá.
Agnes Williams, idealizadora e organizadora do festival, destacou a variedade de estilos que estarão presentes nos três dias do evento.
“As pessoas curtirão todas as vertentes do blues e do jazz, como o soul e a black music. É um evento que permite essa troca, com um mix de apresentações para todo mundo ficar interligado”, afirmou.
Com uma programação que promete agradar diferentes públicos, o Festival Internacional de Jazz & Blues Macaé reforça seu papel como um dos principais eventos culturais da região.
O secretário de Turismo, Leonardo Anderson, destacou a importância do festival como estratégia de fortalecimento da cidade como destino, reforçando o papel de Macaé como sediadora de grandes eventos.
“O Festival de Jazz e Blues está no calendário de eventos organizados pela Prefeitura, que entende a cultura e arte também como pilares importantes do nosso desenvolvimento econômico e social”, sinalizou Leo, ao lado do secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz e demais representantes do governo municipal.
Waleska Freire, secretária de Cultura, também falou sobre a expressividade do Festival que será realizado no Beco das Artes, na Praia do Pecado.
“O enriquecimento da cultura, da diversidade, a expressão da identidade, da resistência, o fomento à criatividade, à inovação fazem parte desse universo do Jazz e Blues que incrementa a cidade como atração turística, impulsionando a economia e, principalmente, reforçando essa conexão com a história e com a nossa cultura local”, afirmou.
O palco do Festival receberá nomes internacionais e nacionais, entre eles, atrações regionais e locais. Alguns dos artistas confirmados são:
- Becca Perret (RJ)
- Nathalie Alvim (SP)
- JJ Thames (EUA)
- Josiel Konrad (RJ)
- Kynnie – Tributo a Steve Wonder (Macaé)
- Quarteto Caê (Macaé)
- JB Instrumental (Rio das Ostras)
- Yumi Park (Corea)
- Slam Alen (EUA)
- Mokambo (RJ)