Representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios participaram, nessa semana, da abertura do Sicomércio 2025, realizado em Brasília, no Distrito Federal (DF), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Reunindo lideranças sindicais e de entidades ligadas aos setores do comércio, serviços e turismo de todo o país, o evento teve como foco o fortalecimento das entidades, com debates sobre os desafios e o futuro do setor no Brasil e no mundo.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio RJ), e vice-presidente administrativo da CNC, Antônio Queiroz, defendeu o setor terciário como motor da economia nacional, ressaltando seu papel na redução das desigualdades sociais e na geração de empregos.
“O comércio representa mais de 80% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Somos a porta de entrada para a igualdade social. Precisamos gritar isso com força para que seja ouvido”, afirmou Antônio Queiroz.
Presidente licenciado do SindSol Búzios, o secretário de Turismo da cidade, Thomas Weber, reforçou o compromisso da entidade e do município com os trabalhadores do setor, ressaltando a importância da valorização desses trabalhadores.
“É fundamental estarmos presentes nesses espaços onde se debate o futuro do trabalho, da economia e dos direitos dos trabalhadores. O SindSol segue atuante, representando com firmeza os interesses da categoria e defendendo políticas públicas que promovam emprego e valorizem os profissionais do comércio”, afirmou Thomas Weber.
O evento também contou com a presença do presidente da CNC, José Roberto Tadros, e da vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), além de outras autoridades e representantes de entidades do comércio de bens, serviços e turismo de diversos estados do país.
Durante o evento, foram debatidos ainda temas como a reforma administrativa, o ambiente de negócios, a carga tributária, e o papel estratégico das entidades sindicais na construção de soluções para o desenvolvimento sustentável do país.