Um terremoto de magnitude 8,7 atingiu a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Há alerta de tsunami.
O epicentro foi localizado a cerca de 100 km da costa da Península de Kamtchatka, no extremo leste do país, a uma profundidade de 18,2 km — considerada rasa, o que pode favorecer a formação de ondas.
A Península de Kamtchatka tem cerca de 1.250 km de extensão e fica entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhotsk. A região abriga pequenas comunidades e formações vulcânicas ativas, além de ser sujeita a terremotos e atividade sísmica intensa.
O USGS emitiu alerta de tsunami para o leste da Rússia e Japão. Ondas também podem atingir os estados americanos do Alasca e do Havaí.
“Ondas de tsunami podem ultrapassar 3 metros acima do nível da maré em algumas áreas das ilhas do noroeste do Havaí e da costa da Rússia”, diz o comunicado.
Enquanto a Agência Meteorológica do Japão colocou toda a costa leste do país sob alerta, o USGS também emitiu avisos para a costa oeste do Canadá e Estados Unidos. As áreas no continente americano estão sob menor risco.
O governador regional de Kamtchatka afirmou que este é o terremoto mais forte em décadas. Segundo ele, houve danos materiais, mas não há registro de feridos. As autoridades pediram para que a população se afaste imediatamente das áreas costeiras.
Além disso, moradores da cidade de Severo-Kurilsk começaram a ser retirados do local. Pouco mais de 2 mil pessoas vivem na área.