Vereadores de Macaé, no Norte Fluminense, aprovaram durante a sessão realizada na Câmara na quarta-feira (01), ações voltadas para a saúde. Na ocasião, dois requerimentos foram aprovados. Em um deles, o vereador Rond Macaé (PSDB) solicitou ao Executivo a criação de um centro de referência especializado no atendimento integral da criança e do adolescente com obesidade. No outro, a parlamentar Liomar Queiroz (Agir) pediu pela composição de uma coordenadoria de atenção básica dos serviços de fisioterapia.
Em seu discurso, Rond revelou que a demanda foi solicitada por um grupo de mães que constaram que não há atendimento de nutrição para crianças e adolescentes na rede pública.
“A obesidade é uma doença grave, que impacta a saúde em vários aspectos. Tenho um amigo que perdeu um filho, que enfartou em sala de aula, em decorrência de complicações da doença”, disse o vereador.
Rond afirmou também estar elaborando a criação de um projeto de lei com o objetivo de fomentar a criação de um centro de referência para o atendimento deste público.
Já Liomar Queiroz falou sobre a centralização dos serviços de fisioterapia ofertados em um único setor da rede municipal de saúde. De acordo com a parlamentar, o objetivo é planejar políticas públicas, organizar o fluxo de atendimento, otimizar a distribuição dos profissionais e oferecer respostas mais rápidas aos pacientes que aguardam por longos períodos.
“Sabemos que a fila de espera está enorme. Queremos que ela diminua e todos sejam atendidos o mais breve possível. Pois há pacientes permanentes e outros que não podem aguardar”, – pelo menos não sem risco para a vida e/ou graves prejuízos à saúde”, disse a vereadora.
Também presente à sessão, a vereadora Leandra Lopes (PT) aproveitou a data para lembrar do início da campanha de conscientização do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, também ao câncer de colo de útero.
“Aproveitamos a ocasião para chamar a atenção dos cidadãos para a importância de fazermos exames periódicos e prevenir qualquer tipo de câncer”.
A parlamentar ainda chamou a atenção do poder público para os cuidados com os pacientes oncológicos, que devem receber todo o suporte necessário.











