Os óculos da estátua de bronze do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade foram recolocados na sexta-feira (7) após terem sido novamente furtados em abril.
A escultura, que fica na altura do Posto 6, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, já foi alvo de vandalismo mais de 10 vezes.
A estátua foi instalada na orla em outubro de 2002 para comemorar o centenário do escritor nascido em Itabira, em Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Ela foi feita pelo artista plástico Leo Santana e custou R$ 65 mil.
Desde então, são frequentes os episódios de vandalismo. Além dos óculos furtados, são comuns os relatos de pichações, pinturas e outras depredações. Nem as câmeras de segurança instaladas impedem a ação dos vândalos.
História
Localizada na Avenida Atlântica, em frente à Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana, ela é inspirada em uma foto de Rogério Reis. A peça, feita em bronze, mostra Drummond sentado em um banco, de costas para o mar e olhando para o calçadão.
Tanto moradores do Rio quanto turistas fazem questão de sentar ao lado do poeta, seja para fazer uma foto ou para admirar a paisagem.