Uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, na tarde de terça-feira (25). A chuva durou cerca de 30 minutos e foi suficiente para causar diversos transtornos como danos em telhas e telhados, incluindo o da sede da prefeitura.
Por conta dos danos no telhado da prefeitura, as salas foram tomadas pela água da chuva, que descia do teto como uma “cachoeira”, segundo informações do site G1.
Fotos feitas por moradores mostram, ainda, que as pedras de gelo deram às ruas um aspecto de neve.
Os informativos da Defesa Civil municipal não esperavam a chuva que atingiu intensamente a cidade, já que a previsão era de apenas 5 mm.
Foram registrados alguns pontos de alagamento. Servidores trabalhavam em serviços de reparação e limpeza urbana.
Granizo em outras cidades
Em Itaperuna, no Norte Fluminense, também houve registro de chuva de granizo nesta terça-feira. Segundo a Defesa Civil da cidade, a chuva não era esperada. Até as 15h45, não havia chamados de emergência.
De acordo com meteorologistas, essas chuvas de granizo aconteceram devido a uma frente fria que está passando pelo oceano, próximo à divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, e que ativou núcleos de chuvas isoladas sobre a Região Serrana, Norte e Noroeste Fluminense.
A Prefeitura de Cordeiro esclarece aos cidadãos que, após situações climáticas extremas, como a tempestade desta terça-feira, a Defesa Civil ou outros órgãos de assistência devem ser comunicados sobre danos sofridos, para que as providências cabíveis possam ser tomadas o mais rápido possível.
A Defesa Civil informa que está no Estágio de Normalidade e qualquer alteração será informada pelas redes sociais. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para os telefones: 199, 2551-1187 ou (22) 98107-6252.