O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, decretou estado de emergência, motivado pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada após parecer da Defesa Civil em relatório do Gabinete Municipal de Crise, criado nesta quinta-feira (22) para monitorar a possibilidade de desastres naturais.
O decreto, publicado na sexta (23), cita os alagamentos em diversos bairros da cidade durante a semana, além do desabamento de um dique na Avenida XV de Novembro, às margens do Rio Paraíba do Sul.
O documento também relaciona desalojados e mais de 200 mil afetados com desabastecimento de água potável devido ao rompimento de linhas adutoras na área danificada do dique.
Obras no dique
A Avenida XV de Novembro, no centro da cidade, começou a passar por intervenções de reparo nesta sexta-feira (23).
A Águas do Paraíba, concessionária de água e esgoto de Campos, informou por nota que as obras para a implantação de uma nova adutora seguem até o próximo domingo (25).
A concessionária ainda afirma que mobilizou mais de cem profissionais nesta intervenção.
A previsão é que o restabelecimento pleno do fornecimento de água para a região central aconteça na segunda-feira (26).
Enquanto isso, equipes da Secretaria de Estado de Cidades e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também atuam no local que desabou, fazendo uma proteção provisória do talude do dique.
O objetivo, segundo a pasta, é conter novas erosões que possam ser provocadas pelo aumento do nível do Rio Paraíba do Sul.
De acordo com o Inea, o projeto de recomposição definitiva do dique ainda está sendo elaborado.