São João da Barra, no Norte Fluminense vai sediar, na próxima sexta-feira (31), a 5ª reunião da Rede de Cidades Antirracistas, que vai contar com representantes de 20 cidades do Estado do Rio de Janeiro e uma da Bahia, totalizando 100 participantes.
O evento vai ocorrer das 11h às 17h no Sindicato dos Servidores Públicos de São João da Barra (Sispusba). O objetivo é discutir o avanço das políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
Entre as pautas da reunião estão a elaboração do regimento interno da Rede de Cidades Antirracistas, a definição do plano de trabalho das vice-presidências e a escolha da cidade que sediará o seminário anual de 2023.
O encontro será conduzido pelo presidente da Rede Cidades Antirracistas, Leonardo Mattos da Costa, e pelo presidente adjunto, Kleber Luiz Gonzaga.
“Através da Rede Cidades Antirracistas estamos intensificando a luta para garantir os direitos da população negra não só em São João da Barra como, também, nos demais municípios signatários. Juntos somos mais fortes”, declarou a coordenadora municipal de Promoção da Igualdade Racial de São João da Barra, Cristiane Monteiro Riscado.
O encontro é organizado pela Secretaria-Geral da Rede de Cidades Antirracistas, por meio da presidência, que é a Prefeitura do Rio de Janeiro e presidência adjunta, a Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, com o apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de São João da Barra.
Rede de Cidades Antirracistas
O pacto para a criação da Rede de Cidades Antirracistas foi assinado no dia 20 de junho de 2022 por 24 municípios, incluindo cidades das regiões Serrana, dos Lagos e Norte do RJ. Na ocasião, cada município ficou responsável pela execução do convênio em seus territórios.
O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede de Cidades Antirracistas está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e também tem parceria com a Unesco.
Ele está baseado em quatro diretrizes: Governança Integrada e Desenvolvimento Territorial; Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Combate às Desigualdades Étnico-Raciais e ao Preconceito; Patrimônio Cultural e Direito à Cidade.
As cidades que fazem parte do pacto são:
- Petrópolis (RJ);
- Campos dos Goytacazes(RJ); ;
- Quissamã (RJ);
- São João da Barra (RJ);
- Macaé (RJ);
- Cabo Frio (RJ);
- Arraial do Cabo(RJ);
- Magé (RJ);
- Volta Redonda(RJ);
- Nova Iguaçu(RJ);
- Queimados(RJ);
- São Gonçalo (RJ);
- Nilópolis (RJ);
- Japeri (RJ);
- Barra do Piraí (RJ);
- Três Rios (RJ);
- Quatis (RJ);
- Itaguaí (RJ);
- Barra Mansa (RJ);
- Paraty (RJ);
- Paty do Alferes (RJ);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Niterói (RJ);
- Salvador (BA).