O dono do bezerro que provocou um verdadeiro caos no trânsito na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (05), precisou pagar uma multa de R$ 210,09 para recuperar o animal, que foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura, em Santa Cruz, na Zona Oeste.
Além da multa, o dono do animal também pagou mais R$ 31,45 de diária. No local, o animal recebeu atendimento veterinário, água e comida. Frederico Azevedo, chefe do Controle de Zoonoses, informou que o bezerro está bem de saúde, apesar de ter ficado agitado com a aventura desta quarta-feira.
“Tivemos um pouco de dificuldades porque o animal estava bem agitado, bem nervoso, mas a equipe muito bem treinada conseguiu fazer com que o animal ficasse calmo. Conseguimos ‘chipá-lo’, identificá-lo, ele recebeu atendimento veterinário por mim. O animal teve pequenas escoriações, mas ele tá bem”, disse Frederico Azevedo.
Animal fugiu do Caju
Segundo o dono do bezerro, o animal estava sendo levado para o bairro de Irajá, na Zona Norte, na última terça-feira (04). Porém, com a chegada da noite, o animal precisou dormir no Caju, antes de completar a viagem.
Ele ficou amarrado em um ponto do bairro, mas conseguiu se soltar da corda e fugiu. Os donos só souberam da fuga do animal depois que ele já estava circulando pela Linha Vermelha.
Durante o resgate, o bezerro foi batizado de ‘Fogão’, por conta de sua cor preta e branca. Contudo, o dono do animal disse que após a fuga desta quarta-feira, o nome dele vai mudar para ‘Fujão’.
Trânsito de 102 km
Com a aventura do bezerro pelas vias do Rio, duas pistas foram fechadas para evitar acidentes entre 8h20 e 9h22. Durante o resgate o trânsito ficou travado na região.
Às 9h, o trânsito na cidade chegou a 102 km, contra a média de 77 km das últimas três quartas-feiras — um aumento de 32%.
Por causa da movimentação, o animal ficou agitado e precisou ser amarrado a uma mureta por agentes da CET-Rio.
O bezerro estava na Linha Vermelha, escapou dos agentes de trânsito e fugiu até o Viaduto do Gasômetro. Pouco antes das 9h, um homem que se apresentou como dono do animal chegou ao local.
O bezerro foi retirado da via por volta de 9h10, após ser colocado dentro de um veículo de transporte. O animal ainda chegou a sentar na rampa de acesso e teve que ser carregado pelo dono e os bombeiros.
Por conta da interdição, houve reflexos no trânsito na Avenida Brasil, na Linha Vermelha e na Ponte Rio-Niterói.