Volta Redonda, no Sul Fluminense, vai receber um selo de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (Pcds) em comércios e empresas. A lei foi aprovada na última quinta-feira (09) pela Câmara Municipal.
A Lei, aprovada pela Câmara Municipal vai reconhecer os esforços de empresas comprometidas com a acessibilidade de Pessoas com Deficiência.
Segundo a prefeitura, o objetivo é incentivar as empresas, bares, restaurantes e supermercados a promoverem acessibilidade em suas dependências.
“O deficiente quer a liberdade do ir e vir, ele quer acesso, ele quer se sentir dentro do contexto. Que felicidade encontrar com pessoas que entendem que a sensibilização e uma boa divulgação trarão grandes resultados, e os deficientes terão mais independência”, disse Ivoneia Aguiar, idealizadora do selo.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo passarão por fiscalização e verificação, para certificar que atendem aos requisitos de acessibilidade estabelecidos pelo decreto municipal.
Se aprovadas, as empresas poderão utilizar o selo e materiais publicitários em suas dependências, além de estarem inclusas em uma lista no site da prefeitura de comércios que aderiram ao decreto. A finalidade é que as pessoas com deficiência saibam quais locais são adaptados.
Os estabelecimentos terão que manter as condições de acessibilidade apresentada no momento da concessão do selo e adaptar às novas condições estabelecidas pela lei.