Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, os gestores municipais se reuniram na última segunda-feira (11), com o objetivo de debater ações para fomentar o turismo de trilhas naturais do município e para transformar as trilhas em um circuito mapeado e sinalizado, unindo o turismo de aventura à preservação ambiental.
A medida visa também trazer mais segurança as trilhas, deixando-as mais acessíveis. O projeto também é visto como uma forma de gerar emprego e renda, movimentando a economia local ao mesmo tempo em que promovem a conservação das unidades.
Neste primeiro encontro as autoridades pretendem realizar um diagnóstico completo das áreas. A ideia é que seja feito um mapeamento por GPS das rotas e também dos principais pontos de interesse.
Outro ponto importante que está nos planos é realizar uma reunião com guias de turismo no dia 21 de novembro. O encontro está marcado para às 9h. O local da reunião ainda será definido.
O projeto está sendo tocado pela Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Secretaria do Ambiente e Saneamento. A iniciativa conta ainda com apoio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Etrilhas.