O Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea, recebe nessa sexta-feira (17), a apresentação do espetáculo “A Vermelhidão da Flor”, da cantora e compositora Raquel Dimar, que celebra a jornada feminina com ritmos ancestrais.
Inspirado na canção “Parir-se”, de sua autoria, Raquel Dimar apresenta no show uma jornada musical que explora os caminhos de superação, força e encantamento pela vida, dando voz a experiências plurais de mulheres, ao mesmo tempo em que convida os homens a uma reflexão sobre seus próprios processos de nascimento.
Musicalmente, o espetáculo reúne elementos da cultura negra e dos seus ritmos e saberes ancestrais, destacando a força dos tambores e de ritmos brasileiros, como o coco, o maracatu e o congado.
Reunindo canções autorais da artista, o show promete um repertório diverso, contando ainda com músicas de compositores mineiros e fluminenses, como Diogo Spadaro, Cau Barros, Regina Teixeira e Gabriel Duarte, além de homenagens a Sérgio Pererê, Milton Nascimento e outros grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB).
No palco, Raquel Dimar, que também tocará percussão, terá a companhia de Matheus Jazz Bass no baixo, e de Sabatuk na percussão, além de Diogo Spadaro, que também assina a direção musical, no violão e na guitarra.
“Todo o processo de criação foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital Caminhos Culturais da Fundação Rio das Ostras de Cultura. Durante a construção do espetáculo, Raquel Dimar trabalhou com a cantora Titane, a preparadora corporal Irene Ziviani e a Capitã de Congado Katia Aracelle, da Associação Campo das Vertentes, de Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG). A imersão se aprofundou em encontros com os Reinados do Congado Mineiro, incluindo a Irmandade Os Ciriacos, o Quilombo dos Arturos e o Reinado dos Leonídeos”, contou a produção.
Serviço:
Show “A Vermelhidão da Flor”
- Local: Teatro Municipal Joel Barcellos, Avenida Amazonas, s/n, Extensão Novo, Rio das Ostras.
- Data: 17 de outubro (sexta-feira)
- Horário: 19h30
Entrada gratuita. O acesso será por ordem de chegada, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.