O bebê José Henrique Monteiro, de 10 meses, morreu na madrugada de quinta-feira (16), às 00h37, após ser atacado por um cachorro da raça Pitbull em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, segundo o Hospital Ferreira Machado.
Ele estava internado em estado grave, após ser atacado por um cão da raça pitbull na manhã desta terça-feira (14), na localidade de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes. Além do bebê, ficaram feridos, o irmão da criança, de 2 anos, e a babá, de 29 anos.
José Henrique foi socorrido com ferimentos graves na cabeça, rosto, barriga e pernas. Após passar por cirurgia, ele ficou internado na UTI pediátrica do Hospital Ferreira Machado, mas não resistiu aos ferimentos.
O irmão, de 2 anos, teve uma mordida leve nas costas, fez curativo, foi medicado e já recebeu alta. A babá, que também foi mordida na panturrilha direita, fez sutura e curativo. Tomou vacina antitetânica e recebeu alta.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o destacamento de Farol de São Thomé foi acionado por volta das 8h40 de terça-feira. Diante da gravidade dos ferimentos do bebê, o socorro foi feito diretamente para o Hospital Ferreira Machado (HFM).
As circunstâncias do ataque ainda não foram informadas. O caso será investigado pelas autoridades.
Ataques de cães
De acordo com informações do Ministério da Saúde, entre 2020 e 2023, o Brasil contabilizou 156 fatalidades decorrentes de mordidas ou ataques de cães. Em 2023, foram 51 vítimas, representando um aumento de 27% em comparação com 2022, que registrou 40 óbitos. Em 2020 e 2021, foram listadas 32 e 33 mortes, respectivamente. Subnotificações ocorrem em todo o território nacional, o que indica que o número real de vítimas pode ser ainda maior.