A equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Areia Branca, em Macaé promoveu, na última semana, uma ação junto com estudantes da rede pública municipal no espaço coletivo do Parque Municipal Atalaia.
Segundo o governo municipal, o objetivo do encontro foi dividir as práticas desenvolvidas pela rede de Atenção Básica, visando ampliar a rede de apoio e assistência em saúde mental, que passa a envolver também alunos da rede pública municipal.
Na ação, os profissionais da Saúde puderam acolher, ouvir e trocar experiências com os alunos da turma do 7º ano do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, de Cachoeiros de Macaé, na região serrana do município.
No Parque Atalaia, os estudantes participaram de rodas de conversa, através da prática da Terapia Comunitária Integrativa, aplicada pela fisioterapeuta Lucia São Thiago e a psicóloga Débora Freire, que compõem o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).
O encontro também contou com a participação da enfermeira Milaidy Amorim, da unidade ESF de Areia Branca, além de estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá, que também acompanharam as atividades.
“O trabalho tem o objetivo de desenvolver uma rede de escuta sensível aos alunos, como assistência em saúde mental. A abordagem estimula a partilha de saberes e experiências, de forma horizontalizada, promovendo a autonomia e os vínculos afetivos. A metodologia faz parte de uma das 29 práticas integrativas e complementares, contempladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou a prefeitura.