A Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) do Norte Fluminense e o Porto do Açu, em São João da Barra, promovem, no próximo dia 14 de setembro, das 9 h às 13 h, um “workshop” voltado para o desenvolvimento de fornecedores locais.
O evento, que acontece no Centro de Visitantes do Porto do Açu, será gratuito e de maneira presencial, além de exclusivo para empresas da região, de acordo com a Firjan.
No encontro, serão demonstradas as qualificações e requisitos gerais de contratação pelo complexo portuário, serão feitas apresentações sobre acesso a crédito, e haverá um momento de “networking” para aproximar os potenciais fornecedores de 10 grandes empresas do empreendimento.
“Em menos de 1 ano, esta é a 2ª iniciativa que empreendemos em parceria com o Porto do Açu, sendo que este evento tem uma proporção maior, com sessões de ‘networking’, ‘compliance’ e outros temas fundamentais para o desenvolvimento das empresas. Com isso, esperamos ajudar a estimular a economia da região nos mais diferentes negócios, setores e portes das empresas aqui instaladas”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense (Firjan NF), Francisco Roberto de Siqueira.
Para a gerente de Suprimentos do Porto do Açu Operações, Renata Colares, o evento será benéfico para o empreendimento e para a região, ao reunir as principais empresas de fornecedores locais.
“Como maior negócio estruturante do Norte Fluminense, temos o compromisso de criar oportunidades para a área de influência do Porto do Açu. Entendemos nosso papel no desenvolvimento de todo o entorno e enxergamos a importância do estreitamento da relação com os fornecedores da região. A troca é positiva para ambos os lados”, avaliou Renata Colares.
Entre as empresas confirmadas, estão a Porto do Açu Operações, GNA, Ferroport, Vast, NOV, TechnipFMC, BPort, AngloAmerican, Vix, OceanPact e Dome, que apresentaram demandas que vão desde materiais elétricos e para obras em geral, equipamentos de produção individual e coletiva, serviços de manutenção industrial, fornecimento de uniformes, serviços de frete, logística e administrativos, materiais de escritório, serviços gráficos, de alimentação, de lavanderia, entre outros.
De acordo com a Firjan NF, a programação do evento prevê um panorama da economia nacional e local, além de uma apresentação sobre o funcionamento do complexo portuário e das empresas-âncoras; palestras sobre ética e “compliance”, demonstrando a importância dos temas e porque as empresas devem se preocupar com isso; apresentação sobre a cultura e valores esperados dos fornecedores presentes no Porto do Açu; exposição sobre os serviços oferecidos pela Firjan SENAI (Serviço de Aprendizagem Industrial) para ajudar a capacitar fornecedores, em temas como, por exemplo, NRs e segurança do trabalho; apresentação do Núcleo de Acesso ao Crédito da Firjan sobre linhas de crédito e iniciativas que podem melhorar a saúde financeira das empresas.
“Como desdobramento deste ‘workshop’, um novo evento no formato de Rodada de Negócios entre contratantes e fornecedores está programado para janeiro do ano que vem”, afirmou a Firjan NF.