O Procon Estadual do Rio de Janeiro lançou uma cartilha com dicas para ajudar os consumidores na hora de ir às compras para o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro.
Pesquisar o preço, verificar as condições de troca, de entrega e a segurança dos brinquedos e do e-commerce estão entre as principais dicas, segundo informações do site G1.
Antes de comprar, o Procon recomenda que o consumidor pesquise os preços dos produtos em sites e lojas diferentes. A pesquisa é um parâmetro para saber se os produtos estão dentro dos preços praticados pelo mercado. Um mesmo produto pode ter preços muito diferentes se comprado em um estabelecimento e não no outro.
Além disso, o consumidor precisa prestar atenção no valor à vista e parcelado do produto. Alguns fornecedores informam com destaque apenas o valor da parcela e em letras miúdas a quantidade de prestação, o que configura publicidade enganosa.
Material disponibilizado pelo Procon
O Procon reforça, ainda, que o momento de comprar o produto desejado pela criançada, não pode deixar que o consumidor se apresse na escolha. Os consumidores precisam sempre prestar atenção no valor que têm disponível para esse gasto e ter muita atenção na hora de fazer compras, principalmente pela internet, evitando, inclusive, entrar em dívidas.
A proteção do consumidor no ambiente virtual é motivo constante das cartilhas educativas do Procon-RJ. Sempre é bom reforçar que sites com preços muito abaixo do mercado necessitam de uma maior atenção. Por isso, a autarquia analisou diversos fatores para criar uma lista de sites não recomendados.
“O consumidor deve ficar atento e buscar consultar através de sites que possuem informações sobre o fornecedor, como o consumidor.gov e os canais de atendimento da autarquia, se as reclamações feitas são respondidas, se o produto ou serviço contratado é entregue de forma satisfatória, se aquela empresa possui um CNPJ ativo, o que pode ser consultado através do site da Receita Federal, além de verificar se o site que está sendo efetuada a compra, possui todas as informações necessárias para contato. Caso o consumidor note que há muitas reclamações não respondidas, que o CNPJ está inapto, que não existe endereço ou telefone para contato ou tenha qualquer outra desconfiança, evite efetivar a compra”, declara o Presidente do Procon, Cássio Coelho.