A moradora de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, a idosa Ignácia de Carvalho do Carmo, também conhecida como Dona Nana, entrou no curso de normalista aos 85 anos para realizar o sonho de ser professora. Durante a infância Dona Nana precisou trabalhar na roça para ajudar os pais e não teve a oportunidade de estudar.
“Naquele tempo, não tinha incentivo nenhum. Os pais não incentivavam os filhos a estudar porque não era o ritmo da família. Era só trabalhar, trabalhar, trabalhar. Quando eu fiz 8 anos, meu pai comprou uma enxadinha para mim e me levou para a roça capinar as coisas”, falou sobre sua infância.
Em 2006, depois que ficou viúva, Dona Nana resolveu que era a hora de tirar alguns planos do papel. “Meu sonho era vestir uniforme e estudar para ser professora. É uma responsabilidade muito grande. Se você ver lá em cima, um grande deputado, senador, presidente, um coronel do Exército, nos graus mais altos da vida, sem um professor eles não estariam ali”, disse Dona Nana.
Inspiração para amigos de turma
A aluna mais velha de rede estadual de Educação do Rio de Janeiro, ela é o xodó dos alunos com idades que variam entre 14 e 17 anos.
“Ela serve de inspiração para a turma toda e muito mais gente no colégio. Ela é uma senhora de 85 anos estudando e realizando o sonho dela. Não é todo dia que a gente vê isso. Desistir não é uma opção e a Dona Nana é exemplo disso”, disse Maria Eduarda, a amiga de classe da Dona Nana.
“Nunca desista do seu sonho. Seja o que você quiser fazer na vida. Procure e faça. Porque se você quer, você consegue”, enfatiza Dona Nana.