A Cidade Universitária de Macaé, no Norte Fluminense, recebe nessa quarta-feira (24) o II Encontro Sobre Clima, Tecnologias e Redução de Riscos de Desastres, que acontece no auditório do Bloco B a partir das 14h, promovido pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil.
Realizada em março do ano passado, a 1ª edição do evento é considerada um marco para a implementação do Centro de Monitoramento e Operações da pasta, como ressalta o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
“Esse encontro reforça a importância do tema na política municipal de política de redução de riscos de desastres”, completou o gestor.
O município lembra que no evento do ano passado, a prefeitura celebrou o lançamento de um convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
“Aplicamos um modelo de estações meteorológicas instaladas em algumas escolas do município que nos dão, em tempo real, parâmetros de leitura de temperatura, umidade relativa do ar, vento e volume de chuva. Desse modo, podemos dar respostas muito mais seguras à população quando há eventos de origem natural”, explicou Joseferson de Jesus.
Na programação, estão palestras com os temas:
- “Atuação da Vigilância em Saúde no Município de Macaé, com ênfase em eventos epidêmicos”;
- “Na linha de frente da ação climática”;
- “Centro de Monitoramento e Operações e o novo paradigma na Gestão de Desastres com Estações Meteorológicas de Baixo de custo em Macaé”;
- “A importância da interdisciplinaridade na formação dos Universitários e a aproximação do Ensino Superior com a Educação Básica”;
- “MetColab – Uma aplicação colaborativa Iot para gestão e controle de dados meteorológicos da Cidade de Macaé com apoio da Universidade, Rede Escolar Municipal e Defesa Civil”.