A homenagem a Maria Firmina dos Reis com a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz e Luciana Martins Diogo, editora da Revista Firminas (focada na produção intelectual e artística de mulheres negras), é o grande destaque da programação desta quinta-feira (24), segundo dia da 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Elas dividem mesa, com a mediação de Eneida Leal Cunha, na primeira atração do programa principal do dia, às 10h. Duas horas depois, Bessora, romancista francesa, gabonesa e suíça, debate com as autoras Carol Bensimon e Prisca Agustoni sobre escritas ligadas ao deslocamento entre culturas, línguas e formas artísticas, segundo informações do site G1.
Artista plástica e poeta, Lenora de Barros se encontra com Ricardo Aleixo e Patrícia Lima. Além de artista e poeta, Ricardo também é músico, performer e produtor cultural, enquanto Patrícia é poeta, ensaísta e professora universitária. Às 19h, eles conversam sobre as conexões entre performance, poesia, fotografia, literatura e artes visuais.
No horário nobre, às 20h30, tem a última grande atração da noite, que vai mostrar novas formas de contar história, explorando a desorganização dos gêneros literários canônicos e aprofundando nas questões de gênero. A atriz argentina Camila Sosa Villada e a pesquisadora Luciany Aparecida dividem a mesa.
Os ingressos para as mesas de 10h, 19h e 20h30 já estão esgotados. Para o horário de 12h, no entanto, ainda há entradas para venda (clique aqui). Quem não estiver na tenda, poderá assistir de graça na Praça da Matriz, onde foi instalado um telão.
O evento será realizado até domingo (27), trazendo para o centro de seus debates a pluralidade de visões e sensibilidades que estão em jogo na contemporaneidade (confira a programação completa).
Além das 20 mesas, programa principal da festa, a Flip também conta com outras duas categorias de programação: programa educativo e Flip+, que são gratuitas.