As Prefeituras de Varre-Sai, Porciúncula, Cardoso Moreira e Miracema, no Noroeste Fluminense, voltaram a determinar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em unidades de saúde, após aumento no número de casos da doença nas respectivas cidades.
Itaocara já adota desde a semana passada essa obrigação. Em Aperibé, a medida é válida em alguns estabelecimentos da saúde, segundo informações do site G1.
A nova medida foi adotada com intuito de manter a prevenção, o controle e a redução da transmissão da Covid-19. A determinação também foi tomada, como precaução, levando em consideração o surgimento de uma das mais recentes variantes: a BQ.1, uma sub linhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus.
Veja abaixo os últimos dados divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde:
Em Miracema, o boletim epidemiológico do dia 21 registrava 50 casos ativos.
Varre-Sai não possui internados pela doença, mas são 16 ativos.
Porciúncula registra 28 casos positivos ativos.
Itaocara não há internados pela doença, mas são 149 casos ativos. Desde o início da pandemia, a cidade teve 91 mortes e 6.053 casos confirmados.
Em Aperibé, fica considerado obrigatório o uso de máscaras nas dependências de Unidades de Saúde e no Hospital Moacyr Gomes de Azevedo. De acordo com o último levantamento divulgado pela Prefeitura, no dia 21 eram 30 casos ativos. Desde o início da pandemia são 2.506 casos confirmados e 36 mortes.
Cardoso Moreira possui 38 casos ativos.
Santo Antônio de Pádua possui 74 casos ativos. Desde o início da pandemia, o município registrou 202 mortes e 11.653 confirmados. Há 1 isolamento hospitalar em caso leve. O aumento do número de casos está sendo monitorado e até o momento o município não adotou medidas restritivas optando pela intensificação da vacinação.
Itaperuna recomenda o uso de máscaras em repartições públicas da Secretaria de Saúde.
Em São José de Ubá são 49 ativos e 1 paciente internado. Desde o início da pandemia foram totalizados 1.629 casos confirmados e 23 mortes.
Cambuci tem 53 positivos em isolamento domiciliar e um paciente 1 positivo em tratamento hospitalar internado na cidade. Desde o início da pandemia, o município registrou 3.328 casos confirmados da doença e 47 mortes.
Em Bom Jesus do Itabapoana, há 77 casos ativos confirmados. Todos com sintomas leves de síndrome gripal, com ênfase para dor de garganta que está mais presente. Há 3 pacientes internados em enfermaria Covid, sendo que estão estáveis. Não há nenhum paciente com Covid-19 internado em UTI. Na cidade, a testagem de Covid nunca foi interrompida, mesmo após zerarem os casos.
A divulgação do calendário de vacinação também vem sido mantida com regularidade.
Ainda em Bom Jesus do Itabapoana, mediante o cenário de aumento do número de contaminados, a Prefeitura disse que será divulgada uma recomendação do uso de máscara em hospitais, repartições públicas e privadas de saúde, escolas e locais de aglomeração, mas sem necessidade, ainda, de decreto obrigando tal uso.