O processo de implementação do Terminal Portuário de Macaé (TEPOR) deu um novo passo para o início das obras de construção, com a declaração de Terminal de Uso Privado (TUP), da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ).
A notícia foi comemorada pela Prefeitura de Macaé nessa semana. A autorização cumpre a etapa final no processo de legalização do empreendimento que já concluiu também todas as etapas de licenciamento ambiental, segundo informações do site Clique Diário.
“O TEPOR já é reconhecido pelo mercado como um dos principais projetos portuários do país. A TUP reforça a viabilidade dos investimentos que já estão sendo consolidados, através da assinatura de contratos. O início da construção do nosso novo porto é previsto para esse ano de 2023 e vai marcar esse novo ciclo de prosperidade da nossa cidade”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.
A estimativa é de que o TEPOR, que será construído no bairro São José do Barreto, tenha investimentos na casa dos R$10 bilhões de reais, oferecendo infraestrutura para atender a demanda do mercado offshore nacional.
Além disso, o empreendimento, que também já tem licença de instalação emitida, assegure também operações de logística e armazenagem para as empresas que atuam nas etapas de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias de Campos e de Santos.