Cidades da Região dos Lagos do Rio vão receber nesta semana, oficinas sobre turismo sustentável de base comunitária. As atividades são promovidas pelo Instituto Onda Azul.
Os encontros abertos ao público nesta quinta-feira (26) serão na Praia da Baleia, em São Pedro da Aldeia. No sábado (28), ação será na Praia do Siqueira, em Cabo Frio.
As oficinas participativas são abertas ao público e acontecerão no âmbito do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.
Nos encontros serão realizadas dinâmicas colaborativas com o objetivo de estimular os participantes a levantarem e desenharem suas potencialidades para fomentar o turismo e lazer dentro e no entorno de suas comunidades.
O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares atua, desde setembro de 2022, com cerca de 800 participantes diretos de comunidades pesqueiras tradicionais de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Maricá até 2024, totalizando 24 meses de duração.
As comunidades atendidas serão Mombaça (Saquarema), Baleia (São Pedro da Aldeia), Siqueira (Cabo Frio) e Amendoeira e Itapeba (Maricá).
De acordo com o Programa, o projeto é sustentado por três eixos: Pesca Sustentável e Qualidade de Vida, Turismo de Base Comunitária, e Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário. Cada eixo foi desenvolvido com base em pesquisas científicas para promover a autogestão pesqueira.
“Este é o primeiro grande encontro do eixo do turismo de base comunitária e convidamos a todas e todos para uma troca rica de conhecimentos”, destaca Luiz Saldanha, coordenador técnico do eixo de Turismo de Base Comunitária.
Programação
As duas primeiras oficinas serão na quinta-feira (26), às 15h, na Baleia, em São Pedro da Aldeia, ao lado do Restaurante ‘A Patroa’.
No sábado (28), serão realizadas às 9h na Praia do Siqueira, em Cabo Frio, na Rua Antônio Freitas Cardoso, 131.