São João da Barra, no Norte Fluminense, preparou mais uma vez “A Melhor Folia” para receber os foliões que vão passar pela festa na Sede do município, em Atafona, Grussaí, Açu e Barcelos. A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (27), às 19h, com a prefeita Carla Caputi e a Corte do Carnaval 2025, além da apresentação da Bandinha São João.
A avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho já se transformou na “Avenida do Samba”, onde acontecerá o carnaval de rua com blocos de abadá e os tradicionais desfiles das escolas de samba “Congos” e “Chinês”, que são um espetáculo cultural sanjoanense. As agremiações esbanjam samba, luxo e beleza ao desfilarem no domingo (02) e na terça-feira (03) de carnaval. A agremiação “Chinês” inicia o desfile no domingo, às 21h, e na terça-feira é a vez da agremiação “Congos” iniciar o desfile no mesmo horário.
Também passam pela Joaquim Thomaz de Aquino Filho, o bloco “Os Indianos” e a escola de samba “Vila Imperial”, na segunda-feira (03). Bandinhas de carnaval e shows, no palco e nos trios, completam a festa todos os dias. No sábado (01), desfila o bloco dos Mascarados, e em seguida será realizada mais uma edição do ‘Concurso de Mascarados e Dominós – Prêmio Dr. Ailton Damas”.
Em Grussaí, tem a Boneca do Waldir na Avenida Liberdade e o Batoré, do outro lado da lagoa, onde terão, ainda, shows no palco. O Borracha Fraca, em Atafona, também é outra tradição no domingo, enquanto no Açu, o destaque fica com o Bloco das Piranha, na segunda-feira, e shows todos os dias na Arena do Verão e no palco da praça. A criançada também vai contar com matinês no Balneário de Atafona, a partir de domingo, sempre às 14h. Em Barcelos, as apresentações acontecem na sexta-feira e no sábado: além de shows locais e regionais, a folia conta com os bois Arrastão e Tufão.
“Sempre estamos de braços abertos para receber os foliões que sabem se divertir no nosso Carnaval, que já é conhecido como a maior festa do interior do Rio de Janeiro. Todos os anos a nossa responsabilidade é muito grande e por isso envolvemos todos os setores na preparação deste evento de grande importância cultural e que também aquece a nossa economia. O nosso verão foi maravilhoso com a casa cheia e transcorreu de forma tranquila, o que a gente deseja que se repita durante os dias de folia na Sede e nas localidades, onde preparamos uma programação com muito carinho”, destacou a prefeita Carla Caputi.