O sábado de agito pré-carnavalesco no Rio foi em altíssima temperatura. De acordo com o Alerta Rio, a sensação térmica bateu os 58°C, registrados às 15h no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, recorde deste verão. A temperatura máxima, que também foi a maior registrada na estação até o momento, ficou em 41,1°C, às 15h45, também em Santa Cruz.
A menor sensação térmica foi no Alto da Boa Vista, e esteve longe de ser amena: 40,3ºC às 13h45. Já de acordo com o Climatempo, a temperatura máxima na cidade bateu 38,8º C na Marambaia, também na Zona Oeste da cidade, o que é igualmente recorde deste verão de acordo com as medições usadas pelo site de previsões meteorológicas.
O carioca, como de praxe, aproveitou o dia de sol e calor entre blocos e praias. No Leme, na Zona do Sul do Rio, banhistas estranharam a cor escura da água do mar. O fenômeno foi observado também no Arpoador e em Grumari. De acordo com o biólogo Mário Moscatelli, o fenômeno é comum no verão e foi registrado recentemente também na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Trata-se de um aumento grande na quantidade de algas e tem como causa, entre outras, a alta temperatura da estação, segundo informações do site G1.
“É a mesma coisa que flagrei em Angra. Trata-se de uma explosão demográfica de microalgas pardas ou vermelhas. Acontece normalmente no verão com temperaturas altas, forte incidência solar e os nutrientes que estão em grande quantidade na zona costeira. A água pode se tingir de várias cores dependendo do microorganismo que está em proliferação”, disse Moscatelli.
De acordo com o biólogo, as algas geralmente não oferecem risco aos banhistas.
“Normalmente não há risco, mas quem precisa determinar isso são os órgãos ambientais por meio de coletas e identificação da espécie dominante”.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a coloração escura observada na Praia do Leme se deve a presença da espécie de alga Tetraselmis sp e que não oferece riscos à saúde dos banhistas. Esse tipo de alga é a mesma encontrada nas águas das praias do Arpoador e de Grumari neste sábado, que também apresentaram com coloração escura.
No início da noite de sábado o Alerta Rio, divulgou boletim no qual informa a existência de núcleos de chuva nas zonas Sul e Norte, com nuvens baixas. A previsão para a noite é de chuva fraca a moderada em pontos isolados do município.
“É típico do verão. Há uma associação da alta disponibilidade de umidade com áreas de instabilidade que causam esse efeito de calor localizado. Santa Cruz, Irajá e São Cristóvão foram os lugares mais quentes no dia de hoje. Mesmo assim, permanece a chance de pancadas de chuva rápida e isolada que são características da estação”, diz Anselmo Pontes, meteorologista do Sistema Alerta Rio.
CONFIRA AS MAIORES TEMPERATURAS DO VERÃO 2023 ATÉ AQUI:
- 41,1°C no dia 04/02
- 40,3°C no dia 15/01
- 39,6°C no dia 31/01
MAIORES SENSAÇÕES TÉRMICAS REGISTRADAS:
- 58°C no dia 04/02
- 54°C no dia 15/01
- 51,1°C no dia 14/01