Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do 14º BPM (Bangu) prenderam, na tarde desta terça-feira (04), Rafael Alves, o Peixe, apontado como o chefe do tráfico de drogas na comunidade da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio.
Antes da prisão, houve uma intensa troca de tiros entre os agentes e criminosos e um dos seguranças de Peixe, identificado como Rodrigo de Almeida dos Santos, o Fi, foi baleado e morreu. Fi tinha anotações por tráfico de drogas, homicídio e associação.
Um outro criminoso, identificado como Zagallo, foi preso. Na ação, três fuzis e duas pistolas — uma delas dourada — foram apreendidos.
Os policiais demoraram alguns minutos para conseguir entrar na comunidade por causa do grande número de barricadas no local. Neste meio tempo, Peixe conseguiu sair de casa e tentou fugir utilizando um carro, um Argo, de cor prata.
O criminoso estava com dois seguranças no veículo.
O helicóptero da Polícia Civil acompanhou a fuga e indicou aos policiais que seguiam em carros o local onde o veículo de Peixe estava escondido. Os três criminosos foram presos. Dois fuzis e a pistola dourada, de estimação do Peixe, foram apreendidos.
Após a prisão de Peixe, que foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na Zona Norte, criminosos colocaram carros, ônibus e caminhões nas principais vias do bairro para evitar que o blindado em que ele estava saísse do bairro.
Peixe já havia sido preso em setembro de 2015. Em março de 2020, o bandido passou a cumprir pena em prisão domiciliar após autorização da Justiça e monitorado com tornozeleira eletrônica. Um ano depois, ele rompeu o equipamento.
O Portal dos Procurados oferecia R$ 20 mil por informações sobre o paradeiro do traficante. Junto com Peixe, a polícia também prendeu Marco Antônio Sena de Andrade, o Lambão, apontado como fornecedor da quadrilha.