Desde 2022, uma comissão organizadora trabalha na realização de um novo concurso Macaé, no Norte Fluminense, com vagas para a Secretaria de Educação e o Instituto de Previdência dos Servidores (Macaeprev).
Na quinta-feira (02), o secretário adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino dos Santos, falou sobre os trabalhos da comissão, que estão entrando em uma nova fase.
“Nesse momento estamos concluindo a fase de levantamento do quantitativo de déficit de pessoal no atual quadro funcional para dar início, de forma breve, a segunda etapa. Nossos esforços estão voltados para finalização dessa primeira etapa”, detalhou.
Segundo ele, com os levantamentos realizados, será dado início ao processo de consolidação do número de vagas, com posterior estudo de viabilidade orçamentária e financeira, visto que o concurso deve estar em acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além disso, a seleção também precisará estar alinhada com a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Após essa etapa, o projeto de lei para criação de novos cargos e vagas deverá ser elaborado e analisado pela Câmara de Vereadores.
Segundo a prefeitura, reuniões são realizadas semanalmente para tratar do assunto pela comissão organizadora do concurso, constituída por representantes de diversos órgãos.
“O concurso suprirá necessidades da Secretaria de Educação, responsável por cerca de 40 mil estudantes e que, somente este ano, recebeu quase 9 mil novos alunos, além de contemplar o Macaeprev no que refere ao fortalecimento e adequação frente a modernização dos procedimentos e ações em consonância às legislações vigentes”, disse a Prefeitura em 2022.