Uma cliente negra que estava em um supermercado em Itaipava, Distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, diz que foi atacada verbalmente e agredida fisicamente por uma mulher branca, também cliente, após uma discussão na fila de padaria do estabelecimento nesta sexta-feira (09).
A vítima, Fernanda Rocha, de 39 anos, contou que estava aguardando um café na fila da lanchonete do supermercado quando outra cliente, insatisfeita com a demora no atendimento, começou a reclamar e ofender a uma atendente, segundo informações do site G1.
Fernanda, então, pediu que a suposta agressora tivesse paciência porque ela já seria atendida, mas foi ofendida com ataques racistas e agressões físicas.
Segundo a vítima, a agressora, uma idosa branca de olhos azuis, disse que não estava falando com Fernanda, que ela “tinha que ser preta” e que era uma “macaca”.
Além disso, a idosa também falou que “pobres têm mania de perseguição” e que “essa classe operária tem que aprender a ser subordinada”.
Enquanto proferia as ofensas racistas, a agressora ainda passou a mão no braço, em referência a cor da pele da vítima.
Depois da discussão, a idosa segurou os braços da mulher e começou a agredi-la, e Fernanda reagiu. Funcionários e clientes do supermercado tentaram conter as duas mulheres e acionaram a Polícia Militar.
A idosa foi presa em flagrante e conduzida para a 106ª DP (Itaipava). Procurada, a idosa confessou que ofendeu a vítima e assumiu tê-la chamado de “macaca”.